DNS do celular

Internet do celular mais rápida: Saiba como alterar o DNS do Celular para conseguir!

O uso da Internet no celular, principalmente via wi-fi está muito mais lenta do que o normal? Talvez pelo aumento do uso em tempos de pandemia, que pode estar gerando uma sobrecarga em toda rede de comunicação. Mas existe uma solução que pode te ajudar a recuperar a velocidade, que é a alteração do DNS do celular, deixando a Internet do celular mais rápida.

DNS do celular

É possível alterar o DNS do celular padrão e mudar para o DNS público do Google, através de um processo simples e rápido, você consegue melhorar bastante a velocidade da sua conexão. Por isso, separamos um tutorial para te explicar como realizar essa mudança de servidor, e conseguir uma Internet mais rápida.

DICA: Conheça os planos TIM controle e encontre o melhor para você falar, usar Whatsapp e mídias sociais.

Você sabe o que é o DNS do celular?

Para que fique mais simples o entendimento o procedimento de como deixar a internet do seu celular mais rápida, é necessário entender o que é o DNS. Cada site que é acessado pela web, possui um endereço próprio, e esse número é composto por uma sequência numérica, que tem é camuflada através do domínio.

Por exemplo, o site da Revista Exame Abril, que possui um endereço de IP atrelado ao seu domínio (www), o nome funciona como uma máscara para facilitar o acesso, pois conseguir lembrar de diversas sequências numéricas para acessar os sites ficaria muito mais complexo. Por isso, foram criados os domínios, para facilitar a memorização dos sites e facilitar o acesso por parte dos usuários.

Os servidores DNS ficam responsáveis pela tradução das informações desse domínio. Basicamente, os servidores DNS recebem o nome do site (domínio), e depois buscam o seu endereço IP, para então, devolver essa resposta para o usuário que está tentando acessá-lo.

DNS do celular

Pode acontecer dos sites estarem lentos para iniciar a navegação, porque o servidor DNS está com algum tipo de dificuldade para realizar essa “tradução” de forma ágil, pode ser por quantidade de acessos ou por lentidão no servidor local. Logo, a melhor solução é alterar o DNS para resolver o problema na tradução.

Para este tutorial, utilizamos o servidor DNS do próprio Google, que é considerado um dos mais rápidos do mundo para realizar essa “tradução”. Cabe salientar que, no celular, a modificação do servidor DNS deve ser realizada para uma rede específica, que esteja apresentando lentidão.

Entenda como alterar o DNS para conseguir uma internet mais rápida no celular Android

As configurações são simples, e pode ser realizada em poucos passos, basta seguir o tutorial abaixo para conseguir alterar o DNS e ter uma internet mais rápida no celular. Confira a seguir.

  1. Siga até o menu do configurações de wi-fi do seu celular e pressione o ícone “Rede”, que fica visível no momento que você consegue abrir a barra de ferramentas.
  2. Nesse momento, você verá a listagem de redes disponíveis, escolha a rede que você deseja alterar o endereço DNS (lembre-se que a escolha deve ser para uma rede específica);
  3. Em seguida, após a escolha da rede, siga até configurações, e encontre a opção “Configurações de IP”, que normalmente está sinalizada como DHCP, e selecione “Estático”.
  4. Defina o seu IP como “Estático”, e em seguida, os campos de DNS ficarão visíveis;
  5. No momento em que os campos de alteração do DNS ficar disponível, agora você só precisa realizar a alteração dos 2 campos que estão liberados para o endereço do Google, que serão, respectivamente: “8.8.8.8” e “8.8.4.4”.
  6. Em seguida, clique em salvar, e sua alteração estará concluída e seu novo DNS estará devidamente configurado, para a rede escolhida inicialmente.

E para o iOS, como mudar o DNS para ter uma Internet mais rápida no celular?

Os passos são bem semelhantes ao tutorial anterior, do Android, porém adaptado para a realidade do iOS.

  • Primeiramente, siga para as configurações de wi-fi, e em seguida, selecione o ícone de “?”, que está localizado lateral à rede que você deseja configurar;
  • Depois selecione a opção “Configurar DNS”, que está sinalizado como automático, e em seguida, selecione “Manual”;
  • Clique no ícone de “Interrogação da Rede”, para que você consiga acesso nas configurações. Em seguida, pressione o botão “-” para que você consiga a remoção dos servidores DNS que estão em utilização. Logo após, clique em “Adicionar servidor”, e adicione os dois servidores DNS Google, que são, respectivamente: “8.8.8.8” e “8.8.4.4”.

No iOS é um pouco mais rápido do que o executado no Android, bastando apenas excluir o servidor antigo e adicionar o novo, manualmente.

No entanto, é importante ressaltar que a alteração de servidor DNS não trará nenhum tipo de prejuízo para a sua conexão. Porém, o problema de lentidão no acesso aos sites nem sempre têm como causa raiz o servidor DNS. Se, por acaso, a alteração do DNS não resolver o problema, é importante procurar orientação com o provedor de acessos para entender o que ainda pode ser feito. 

Published by